Biblioteca de Ferreira do Zêzere

Um espaço da biblioteca em que pretendemos oferecer notações diárias de situações, notícias, poemas, obras de arte, atenções diversas e principalmente links que nos pareçam interessantes e que possam dar uma informação e acesso fácil aos nossos visitantes. Esperamos poder vir a contar com a colaboração dos nossos utilizadores ou de todos os que na blogosfera nos entendam contactar.

Monday, April 24, 2006

O PONTO DA PARTIDA

PONTO DA PARTIDA

5 de Maio de 2006

PAULO LAGES

Inscrições na Biblioteca ou nos Agrupamentos

Telef. 249 361 557


O PONTO DA PARTIDA

Trata-se de um workshop para professores e animadores sobre animação à leitura para crianças e jovens através da obra de arte.Na animação à leitura é habitual a obra literária dar origem a diversos exercícios expressivos, quer no domínio plástico, quer dramático.

Perguntámo-nos se, ao invés, não viria a propósito tomar a "obra de arte" (plástica) como fonte para animação à leitura de crianças e jovens, mesmo que utilizando de permeio a expressão dramática.

No CD-ROM produzido pelo Serviço de Educação da Fundação Calouste Gulbenkian "20 OBRAS INTERACTIVAS" encontrámos um acervo onde são referenciais o acto de ler, a leitura, e até o próprio livro (designadamente, aqueles em que se mostram figuras lendo e ou inscrições).


Manhã 10h-12h30
  • Indução do jogo: o encadeamento do discurso – uma representação (in)visível
  • Um prólogo …suscitado pelo design do cd-rom – leituras de excertos de “A ilha do Tesouro”, e de “A Crónica dos Bons Malandros”
  • Jogo de criação de história em roda …a partir do “espólio” inadvertidamente trazido pelos participantes
  • Visita guiada ao cd-rom

Tarde 14h-17h30

  • De como “ALICE”, de Carroll, se torna a comissária de uma exposição das obras contidas no cd-rom
  • Jogo de escrita e dramatização ... de histórias mínimas que relacionem intertextualmente subconjuntos de obras apresentadas no cd-rom

Paulo Lages

Formado pela Escola Superior de Teatro e Cinema do antigo Conservatório Nacional, tem desenvolvido, desde 1983, um trabalho regular como actor e encenador.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home