Harold Pinter vence Nobel da Literatura

O dramaturgo Harold Pinter foi hoje distinguido com o Nobel da Literatura 2005 por ter "recuperado para o teatro os seus elementos básicos: um espaço fechado e um diálogo imprevisível, onde as pessoas estão à mercê umas das outras".
Pinter é um autor que, "nas suas peças, revela o abismo existente nas conversas banais e forçar a sua entrada nos espaços fechados da opressão", afirma, em comunicado, a Academia Sueca de Literatura.
A Academia explica, no comunicado, que Harold Pinter é "visto como o principal representante da dramaturgia britânica da segunda metade do século XX", uma posição "ilustrada pela adaptação do seu nome para um adjectivo - 'pinteresco' - usado para descrever uma atmosfera e ambiência específicas em teatro".
A Academia Sueca de Literatura, criada em 1786 pelo Rei Gustavo III, atribui o Nobel da Literatura desde 1901, tendo distinguido até hoje 102 escritores, incluindo o português José Saramago (1998).
O francês Jean-Paul Sartre, distinguido em 1964, foi o único a recusar o prémio.
Harold Pinter, de 75 anos, é o décimo britânico a receber este prémio, depois de V.S. Naipaul (2004), Winston Churchill (1953), Bertrabd Russell (1950), George Bernard Shaw (1925) e Rudyard Kipling (1907), entre outros.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home