Biblioteca de Ferreira do Zêzere

Um espaço da biblioteca em que pretendemos oferecer notações diárias de situações, notícias, poemas, obras de arte, atenções diversas e principalmente links que nos pareçam interessantes e que possam dar uma informação e acesso fácil aos nossos visitantes. Esperamos poder vir a contar com a colaboração dos nossos utilizadores ou de todos os que na blogosfera nos entendam contactar.

Tuesday, September 27, 2005

Livros virtuais


Quando a Internet se começou a popularizar, alguns tecnófilos, acompanhados por um punhado de profetas da desgraça, predisseram que os livros tinham os dias contados e que, num futuro próximo, toda a gente passaria a lê-los online e as edições em papel tornar-se-iam artefactos de museu e peças de coleccionador.

Não só essa profecia não se concretizou, como a Internet se transformou rapidamente em aliada dos livros e dos leitores. Uma das mais extraordinárias manifestações dessa aliança é a secção interactiva "Turning the Pages", da British Library londrina (www.bl.uk/onlinegallery/ttp/ttpbooks.html). Ela permite o acesso dos utilizadores a reproduções digitais de muitos dos mais raros e preciosos livros ou manuscritos desta instituição, que de outra forma raramente ou nunca seriam manuseáveis pelo leitor comum, mas podem aqui ser "folheados" virtualmente no ecrã do computador, página a página, com a ajuda do rato.

ACERVO. Entre as 14 preciosidades bibliográficas que a British Library já pôs online desde 1998 (data da criação desta secção), contam-se o Atlas de Mercator, o primeiro feito na Europa (1570); o manuscrito- -base de Alice no País das Maravilhas, com ilustrações do próprio Lewis Carroll; o Sutra Diamante chinês, o mais antigo livro impresso conhecido (868 a.C.), o livro de anatomia de Vesálio De Humani Corporis Fabrica (século XVI); o célebre Livre du Golf flamengo (século XVI); o Livro de Horas da família Sforza (século XV); o manuscrito da História de Inglaterra, de Jane Austen, escrita quanto a autora tinha apenas 15 anos; ou um caderno de apontamentos de Leonardo Da Vinci.

A tecnologia utilizada (que se serve da aplicação Flash), baptizada precisamente com o nome de "Turning the Pages", foi criada e aperfeiçoada na British Library, e utiliza a animação em 3D para conferir um máximo de tangibilidade e realismo aos livros, digitalizados em imagens de grande qualidade, e dar assim ao leitor a impressão mais próxima possível da do manuseamento real.

E há ainda os acessórios. A reprodução de cada livro é acompanhada de uma lupa para ampliar pormenores do texto ou dos desenhos (muito útil para esmiuçar os esboços de Leonardo Da Vinci, por exemplo...), bem como um comentário áudio opcional, lido por actores conhecidos.

para mais informação:

http://www.bl.uk/onlinegallery/ttp/ttpbooks.html

0 Comments:

Post a Comment

<< Home